A avaliação planejada pelo MEC deve medir se a criança lê com “bom ritmo, precisão e velocidade”.
O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo uma avaliação para medir quantas palavras por minuto são lidas pelas crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental.
O teste, que está sendo chamado de Avaliação Nacional de Fluência, faz parte de um programa de alfabetização, cujo texto foi acessado pelo jornal Estadão.
A ideia também é reformular o programa de livro didático e dar prêmios a professores por desempenho ao ensinar a ler e escrever.
De acordo com o texto do projeto, a “fluência em leitura é um dos mais fortes indicadores de sucesso na alfabetização”.
A ideia inicial é fazer a prova por meio de uma gravação da leitura da criança, no fim de 2020. Essa gravação seria enviada para uma entidade, ligada ao MEC, que faria a medição e daria o resultado.
Estudos internacionais falam de uma expectativa de 60 a 150 palavras por minuto para crianças do 1.º ao 5.º ano.
RENOVA Mídia
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