Profissionais da Saúde de Rio das Ostras se reuniram na sexta-feira, dia 7, para discutir um assunto que vem preocupando muitos países nas últimas semanas. O encontro que aconteceu no Centro de Saúde Extensão do Bosque, foi para tratar da elaboração de um Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus, doença que teve sua maior concentração na China.
O Brasil ainda não tem nenhum caso de Coronavírus confirmado. No entanto, a ideia é de construção de ações conjuntas para a prevenção e identificação precoce de casos suspeitos, em nossa região.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Rio das Ostras, Andréa A. Viana, o primeiro passo é atualizar as informações de forma transparente, técnica para profissionais e população, a fim de que não seja criado um alarde maior e de forma equivocada.
"Iremos capacitar profissionais da Rede de Saúde para um atendimento adequado com a finalidade de discutir um fluxo de organização do serviço diante de um caso suspeito que venha a ocorrer, seguindo as orientações e protocolos definidos pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde”, ressaltou a enfermeira Andréa Viana.
A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Jane Blanco Teixeira, também esteve presente na reunião e falou sobre a importância da prevenção no caso de epidemias.
“A sociedade tem que estar unida com relação a esses assuntos e ajudar também nesse trabalho, procurando as informações corretas e seguras para qualquer eventualidade. A situação da China é uma e aqui é outra realidade, então é preciso ter bom senso. Por isso é importante agir de forma preventiva”, completou a secretária.
Esta semana, novas reuniões serão realizadas, inclusive com profissionais do Pronto-Socorro, Hospital Municipal e também da Atenção Básica.
Postar um comentário