Com o verão, os cuidados com os focos do mosquito transmissor da dengue devem ser redobrados. Meses com a ocorrência intensa de pancadas de chuva, como janeiro, são ainda mais propícios para o acúmulo frequente de água parada e por isso, a Vigilância Sanitária de Laranjeiras do Sul está em alerta. Conforme a equipe, nenhum caso foi registrado em 2020. No entanto, no último Levantamento de Índices do Aedes no município, das 50 amostras 45 foram positivas.
Por isso, a vigilância sanitária promove ações de conscientização em toda a cidade, com trabalhos diários de orientação, coleta de larvas e panfletagem. No sábado, dia 8 de fevereiro será realizado dia “D” de conscientização e sensibilização das pessoas, contemplando desta vez, o Bairro Presidente Vargas. A concentração será às 8h em frente a Unidade Básica de Saúde. Além das orientações, uma equipe estará de plantão na Unidade, das 8h30 às 11h30, para a atualização da carteira de vacinação.
“Fazendo visitas domiciliares diárias, as equipes conseguem orientar a população sobre os riscos e formas de evitar possíveis focos, além de mapear situações propícias à proliferação do mosquito”, afirmou o secretário de Saúde, Valdemir Scarpari.
Postar um comentário