Snowden acusa o governo brasileiro de “tentar dissuadir os jornalistas mais corajosos de fazerem investigações agressivas”.
A edição da última sexta-feira (31) do jornal francês Le Monde traz um artigo de meia página assinado por Edward Snowden.
O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) diz que a liberdade de imprensa está em risco no Brasil ao sair em defesa do militante norte-americano Glenn Greenwald.
Greenwald é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de auxiliar e orientar hackers a invadir telefones de autoridades brasileiras.
Snowden começa o texto afirmando que as acusações contra fundador do site The Intercept Brasil são “absurdas”.
Para Snowden, a alegação usada pela justiça brasileira “é o mesmo argumento usado pela administração de Donald Trump nos Estados Unidos para acusar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange”.
Snowden, que está refugiado na Rússia após ter vazado informações confidenciais do governo dos Estados Unidos, alerta para um impacto global do caso Greenwald.
De acordo com ele, as acusações visando o jornalista “ameaçam a liberdade de imprensa no mundo inteiro”:
“É provável que as autoridades desses dois países [Estados Unidos e Brasil] tenham imaginado que as divergências na opinião pública desviariam a atenção da população para o perigo maior que esses processos representam para a liberdade de imprensa.”
Snowden acrescentou dizendo que ambos os processos têm como objetivo “tentar dissuadir os jornalistas mais corajosos de fazerem investigações agressivas”.
RENOVA Mídia
Postar um comentário