Sanepar deve iniciar retirada de tubulações que obstruem galerias em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava e a Sanepar estão trabalhando em conjunto para solucionar o problema de obstrução de galerias que causam alagamentos no Centro da cidade. Segundo o vice-prefeito e Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Itacir Vezzaro, a diretoria da Companhia deve iniciar de imediato obras de retirada de tubulações de água e esgoto que obstruem a rede pluvial e os córregos canalizados.

“A Sanepar já de imediato vai fazer o seu trabalho de averiguação e retirada de tubulação que estão interferindo nas galerias, essa é uma proposta, uma ação”, disse Vezzaro.

No dia 8 de janeiro diretores da Sanepar estiveram em Guarapuava para tratar do assunto. Além do compromisso de retirar as tubulações a Companhia também apesentou à prefeitura empresas capacitadas para diagnosticar e realizar projetos que solucionam os problemas de drenagem urbana causadores de alagamentos. E realizar esse diagnóstico é a proposta de longo prazo do município.

Planejamento

Não são somente as tubulações da Sanepar que atrapalham o escoamento da água em dias de chuva mais intensa na região Central da cidade. Vigas de construções irregulares, tubos clandestinos de particulares, são frequentes nas galerias e nos arroios.

Esses problemas somados ao subdimensionamento das galarias e ao lixo jogado pela população têm sido apontados como os fatores que causam os alagamentos no Centro.

A perspectiva é que seja necessária uma grande obra para solucionar o problema. Uma intervenção de macrodrenagem na cidade. E um diagnóstico especializado deve ser contratado para indicar a melhor solução de engenharia.

“Não adianta mais fazermos as coisas no achismo. Primeiro porque é dinheiro público. Segundo porque está na hora da gente interferir de fato e com precisão, por isso a ideia é chamar uma empresa que possa nos apresentar um projeto e nos indique a interferência que precisamos fazer”, enfatizou o secretário.

Atualmente, segundo Itacir, sua pasta está fazendo orçamentos, fase preliminar a preparação o edital de licitação. Nos próximos dias empresas devem vir a Guarapuava para fazer análises prévias e elaborar desses orçamentos.

A primeira etapa será a elaboração do projeto. Após a elaboração desse diagnóstico uma nova licitação deverá ser feita para contratar empresa que realizará a obra.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem