Produtores de soja iniciaram a colheita do grão no Paraná. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 19,7 milhões de toneladas de soja devem ser colhidas no estado neste ano.
Conforme dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), atualmente o Paraná tem 125 mil produtores de soja.
Além de impulsionar a economia do estado com a venda do grão, a soja também movimenta a história e o emprego dos paranaenses.
Pesquisa
A soja também é destaque no ramo da ciência. Em Londrina, no norte do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG), com uma coleção de material genético.
O banco de sementes foi criado na década de 1970 para pesquisas de melhoramento genético. O local armazena os grãos em baixas temperaturas, mantendo as sementes aptas para o plantio pelo prazo de até 15 anos.
O BAG é o banco com a maior variedade de sementes de soja do mundo. Ao todo, são 65 mil espécies diferentes.
O chefe geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, diz que os pesquisadores conseguem produzir tipos diferentes de grão com o material armazenado.
Postar um comentário