A folia acabou e, a partir desta quarta-feira de cinzas (26), a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem inicia o Tempo da Quaresma, um período de quarenta dias em que os religiosos fazem reflexões, jejum, penitência e oração em preparação para a Páscoa. Em alusão à data, as igrejas têm celebrações programadas ao longo de todo o dia, desde o início da manhã.
De acordo a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na celebração da Quarta-Feira de Cinzas, o sacerdote impõe as cinzas na fronte dos fieis, como um chamado à conversão. “As cinzas têm significado bíblico, que nos lembra que somos pó e ao pó voltaremos. É um chamado à humildade e à conversão”, explicou Padre Paulo, Administrador da Paróquia.
Ele lembrou que, com a Quaresma, é iniciado um novo ciclo no calendário litúrgico católico, o ciclo da Páscoa. Por isso, todas as paróquias realizam a celebração. Em Alagoa Grande, Padre Paulo preside a missa na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, às 19 horas.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida. O momento lembra ainda que a vida humana é passageira, transitória, efêmera e frágil, e que todos os homens são sujeitos à morte.
Postar um comentário