Foto: Laila Hallack
MPRJ e Polícia Civil realizaram a segunda fase da Operação Plastográfos nesta quinta-feira (13).
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil realizaram nesta quinta-feira (13) a segunda fase da Operação Plastográfos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e prenderam três despachantes suspeitos de falsificarem alvarás.
A primeira fase da operação ocorreu em 3 de outubro de 2019, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos despachantes.
Segundo o MPRJ, foram imputados aos denunciados a prática dos crimes de organização criminosa, estelionato, fraude processual e ameaça. Foram
De acordo com a investigação, empresários que buscavam a legalização de seus estabelecimentos junto à Prefeitura de Búzios eram indicados por funcionários da própria administração municipal a procurar despachantes que, supostamente, agilizariam o processo para liberação do alvará.
Em seguida, ainda de acordo com o MPRJ, as vítimas entravam em contato com os referidos despachantes, que cobravam valores em torno de R$ 5 mil pela emissão de alvarás definitivos, os quais, posteriormente, foram confirmados como sendo documentos falsos.
O MPRJ informou também que no decorrer da investigação, os denunciados ainda ameaçaram vítimas e destruíram provas, retirando alvarás de estabelecimentos lesados sem qualquer autorização.
Em nota, a Prefeitura de Búzios informou que ainda não tomou ciência da denúncia e que repudia qualquer prática ilegal.
"Estamos colaborando com as investigações e aguardamos o trâmite jurídico para posteriores declarações", diz parte da nota.
O G1 tenta contato com a defesa dos suspeitos.
Por G1 — Região dos Lagos
Postar um comentário