Roubo a celular e a comércio caíram significativamente nas duas regiões
Inauguradas pelo Governador Wilson Witzel há pouco mais de 1 ano, as Operações Tijuca e Ipanema Presentes são motivos para a população comemorar. Os recentes indicadores de roubo a celular e a estabelecimento comercial tiveram uma queda significativa nesses dois bairros, nas áreas de atuação e horário de funcionamento das operações, de acordo com o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Governo.
Na Tijuca, por exemplo, houve uma redução de 80% no roubo a celular de julho a dezembro de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018: foram 6 em 2019 e 30 em 2018. Os comerciantes em Ipanema também sentiram a diferença no segundo semestre de 2019 com a redução de 45% no roubo a estabelecimentos comerciais em relação ao mesmo período de 2018.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, inaugurou recentemente a 23ª base e será expandido para mais regiões do estado. O secretário de Governo, Cleiton Rodrigues, destaca que a presença do policial na rua inibe a ação de criminosos e traz a sensação de segurança aos moradores e frequentadores:
- O policiamento de proximidade é o grande diferencial da Operação Segurança Presente. Além de se sentirem mais seguros com a presença dos agentes, os moradores e comerciantes participam do dia a dia da operação e são muito bem-vindos em nossas bases.
Moradora da Tijuca, Rosana Antunes trabalha diariamente na Praça Saens Peña e conta que sentiu uma melhora muito grande na segurança da área com a chegada da operação
- Antigamente a gente não podia pegar no celular, não podia andar com cordão. A gente precisava de um apoio da nossa polícia. São pessoas educadas e que estão prontas para ajudar o tempo inteiro – relatou.
Atravessando o Túnel Rebouças, a sensação de segurança é a mesma. O Ipanema Presente registrou apenas 6 roubos a estabelecimentos comerciais em 2019 contra 11 em 2018. O roubo a celular também registrou uma queda de 17% no segundo semestre de 2019 em comparação a 2018.
A moradora Débora Mattos, coordenadora do Viva Ipanema, aplaude a atuação da operação e enaltece também o trabalho do serviço social:
- Ipanema Presente veio para somar ao batalhão e realmente teve uma queda muito grande em assaltos, vandalismos, além do trabalho social com pessoas em situação de rua. Esse conjunto de segurança e o serviço social era o que o bairro estava precisando. Estamos muito satisfeitos e mais seguros – comemora Débora.
Postar um comentário