Entidades se mobilizam em defesa do Parque Nacional do Iguaçu

As recentes notícias da existência de um plano para “privatização” da área de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, tem mobilizado os movimentos sociais e entidades de proteção do meio ambiente.

Segundo os ambientalistas, é necessário que a população participe das negociações que tem como objetivo a renovação das concessões.

“Estamos atentos”, diz o advogado Ian Vargas presidente da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Foz do Iguaçu. O presidente da Adeafi conclama a comunidade a defender o patrimônio natural do Município, diante da possibilidade de avanços não civilizatórios sobre o ecossistema, habitat ou comunidade biológica.

Na mesma linha, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, Hamilton Serighelli, denuncia que as conversas para as novas concessões estão sendo feitas “na calada da noite” sem participação da comunidade iguaçuense.

“Queremos transparência nesse processo, para que mais uma vez os interesses do município não sejam lesados”, afirma Serighelli.

Por outro lado, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, protocolou na quarta-feira, ofícios na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e no Senado Federal, denunciando as ameaças que pairam sobre o Parque Nacional do Iguaçu.

Segundo o presidente do CDHMP, os termos da ou das concessões, devem ser de conhecimento público e exaustivamente debatidos com a população.

“Após o carnaval vamos ter uma audiência com o presidente da Câmara Municipal, vereador Beni Rodrigues, e solicitar a realização de uma Audiência Pública para debater as concessões e os problemas que afetam o carro chefe de nossa economia – turismo, afirmou Aluízio Palmar, presidente do CDHMP.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem