A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiga a partir desta quinta-feira (27) dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19) em Curitiba. Trata-se de um casal que viajou na primeira quinzena de fevereiro para a Itália, com histórico de passagem por Roma e Florença.
Na noite desta quarta-feira (26), o casal – um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos – procurou por atendimento médico em um serviço de saúde da rede privada. Ambos relataram ter febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. No atendimento, informaram o histórico de viagem internacional.
No atendimento foi realizada avaliação clínica, com prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, febre e dores. Também foi realizada a coleta de amostras para exames, que já foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).
Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário. A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde.
Também foi solicitado ao casal que informe a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas pela Saúde. No fim de janeiro, a SMS investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram foram descartados por exames laboratoriais.
Postar um comentário