Vinte e quatro presos fugiram da cadeia de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, após uma rebelião que durou quase 24 horas. O motim terminou na manhã desta segunda-feira (10) depois que policiais militares invadiram o prédio.
A rebelião começou por volta das 7h40 de domingo (9), e os presos fizeram um agente penitenciário como refém.
A Polícia Militar (PM) informou que os rebelados quebraram várias partes da cadeia e, na madrugada desta segunda-feira, atearam fogo no prédio do Detran, que fica ao lado da penitenciária. Como o fogo se alastrou para o prédio da cadeia, os policiais decidiram invadir o local.
O refém foi resgatado com um corte na mão. Ele foi levado ao hospital para atendimento médico.
No total, 35 presos conseguiram fugir durante a rebelição, mas onze foram recapturados até as 10h30 desta segunda-feira.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que os detentos serão distribuídos para outras cadeias e penitenciárias da região norte do estado.
A Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina deve ser transformada em unidade feminina, conforme a Sesp.
O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que "o agente feito de refém não foi ferido, mas receberá acompanhamento psicológico, por conta da situação".
Ainda conforme o departamento, o Setor de Operações Especiais (SOE) permanece na cadeia por tempo indeterminado e ressaltou que os danos na estrutura das carceragens e do prédio estão sendo consertados.
Postar um comentário