A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foi notificada nessa terça-feira (25) sobre o primeiro caso suspeito para o novo Coronavírus na Paraíba. Trata-se de um homem de 59 anos, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23 de fevereiro, chegando ao Brasil na segunda, 24 de fevereiro, em voo internacional com destino a Recife (PE). Ainda durante a viagem o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza.
O homem buscou o atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares. Segundo a SES, foi realizado atendimento assistencial, coleta para exame e realizada notificação para o Ministério da Saúde para definição de caso.
O paciente segue internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de Coranavírus e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte de caso. “Outras informações sobre seu estado de saúde serão divulgados em breve”, disse a SES.
Em paralelo ao acolhimento do paciente no Clementino Fraga, a SES-PB juntamente com a Vigilância municipal, informou que já deu início às primeiras medidas de vigilância, conforme estabelecido previamente no Fluxo Estadual para Caso Suspeito.
“Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Coronavírus, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. Além do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley também é unidade de atendimento para casos suspeitos para o novo Coronavírus na Paraíba, sendo este último para pacientes da pediatria”, finalizou a SES.
Primeiro caso confirmado no país
O Ministério da Saúde investiga um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). Um brasileiro de 61 anos testou positivo para a doença, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A unidade de saúde adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico. Este é o primeiro caso de teste positivo para o novo coronavírus no Brasil.