Trinta famílias do município de Reserva do Iguaçu devem receber até o fim do mês uma nova entrega de reservatórios domiciliares do Programa Caixa D'Água Boa, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em parceria com a Secretaria da Família, Justiça e Trabalho (Sejuf), do Governo do Estado, e os Municípios. A Sanepar fez reunião no município, na sexta feira (24 janeiro), para explicar como funciona o programa, que viabiliza a instalação de caixa-d'água nos lares de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Um desses lares é o da dona de casa Liberaci do Belém Ochiovi. Moradora da cidade há mais de 20 anos, nunca conseguiu comprar uma caixa-d'água para o imóvel. “É tanto que eu preciso, porque a gente não tem como comprar a caixa. Nas vezes em que falta água na rede, a gente fica sem. A caixa ajuda muito, e a gente tem muito a agradecer por isso”, diz.
Liberaci conta que ela e o ex-marido trabalharam por algum tempo em fazendas da região e, nesses lugares, a limpeza de caixa-d'água era uma de suas funções. “Pelo menos uma vez por mês eu fazia a limpeza, era eu que lavava as caixas-d'água dos patrões. Tem que ter a limpeza, pra você ter uma água saudável. Isso é muito importante, é o mínimo que a gente tem que fazer. A água chega limpa pra nós, a gente tem que garantir que continue assim”, destaca.
A dona de casa Doralice Furquin da Rocha também receberá o reservatório. Ela e os seis filhos moram juntos. “Eu vivo de carpir lote e nunca tive caixa-d'água. De oito anos pra cá a gente mora numa casa que tem água encanada. No lugar onde eu morava antes, nem água tratada tinha. Tomava água que vinha do mato, água suja. Era as crianças direto no posto, sempre doentes”, recorda. “Com a caixa-d'água é diferente, porque aí a gente conserva a água limpa. Ter água tratada é tudo pra nós.”
O prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Almir Caldas de Campos, elogiou o programa. “Só temos a agradecer, parabenizar e elogiar pela iniciativa. Nosso desejo é que a Sanepar e o Governo do Estado possam potencializar esse projeto. Ficamos muito satisfeitos com mais esta parceria, que só traz benefícios. As famílias vão receber as caixas-d'água e toda a estrutura sem custo, isso é maravilhoso”, ressaltou.
Participaram da reunião que reuniu as 30 famílias a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Beatriz Zuse Nune, assistentes sociais e outros representantes do Município, os empregados da Sanepar Ivandir Polipenco, Glauberson Rocha e Naor Lima de Souza
Postar um comentário