O Sem Censura aborda os tratamentos que envolvem a tireoide, glândula que garante o equilíbrio e a harmonia do organismo. Nesta terça (21), ao vivo, às 18h, a endocrinologista Luciana Spina e a historiadora Ana Oliveira, paciente da médica, conversam sobre o assunto com Vera Barroso e Bruno Barros no estúdio do programa da TV Brasil.
A médica explica a importância dos hormônios produzidos pela glândula tireoide e destaca as consequências para o corpo humano quando o desenvolvimento dessas substâncias entra em desequilíbrio. Esses hormônios agem em todos os sistemas do organismo.
A tireoide atua em órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. A glândula interfere no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A regulação dos ciclos menstruais, a fertilidade, o peso, a memória, a concentração o humor e o controle emocional também sofrem influência da glândula.
Paciente da Dra. Luciana, a historiadora Ana Oliveira tem 31 anos e descobriu alguns nódulos depois de fazer exames de rotina pós-parto. Ela foi diagnosticada com carcinoma papilifero e fez a cirurgia de retirada total da glândula.
Ela também realizou tratamento com iodoterapia em que precisava ficar 48 horas em quarentena, além de alguns dias longe da Clara, sua filha de 1 ano e 7 meses na época, por estar radioativa.
A convidada conta sua trajetória e destaca como funciona o tratamento e o acompanhamento médico constantes após a cirurgia com a endocrinologista. Ana conta que fez exames de sangue periódicos além de repor os hormônios.
Sobre a produção da TV Brasil
Considerado um dos mais tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Sem Censura está no ar há 34 anos desde 1985. Apresentada por Vera Barroso e Bruno Barros, a atração é exibida de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h, na TV Brasil.
A produção recebe convidados para um bate-papo informal sobre temas como saúde, meio ambiente, segurança, tecnologia e comportamento. O programa da emissora pública também tem um time de colunistas que traz contribuições sobre diversas áreas do saber.
Pioneiro na interação com o público na tevê ao abrir espaço para a participação dos telespectadores ainda nos anos 1980, o Sem Censura garante esse contato hoje através da hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. A atração também é transmitida por streaming pelo Facebook.
Serviço
Sem Censura – terça-feira, dia 21/1, ao vivo, às 18h, na TV Brasil
Postar um comentário