Sonho realizado para novos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco


À tarde da sexta-feira foi especial para 72 aspirantes a oficiais da Polícia Militar (PMPE) e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Eles concluíram o curso de formação de oficiais numa solenidade no Quartel do Derby, área central do Recife, com a presença do governador Paulo Câmara. Dos 55 aspirantes da PM e 17 dos Bombeiros que se formaram, dois foram promovidos a segundo-tenente durante a cerimônia por terem obtido os melhores desempenhos do curso. Os outros serão promovidos daqui a seis meses, após concluírem o período de experiência prática em suas respectivas corporações.

No lado dos Bombeiros, dentre os 16 aspirantes a oficial estava João Vitor Nunes de Souza, 25 anos. Ele é formado em biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas queria atuar no segmento militar. “Esse concurso específico de oficiais deu oportunidade de inscrição a quem é formado em áreas diversas, sem ser obrigatoriamente direito. E eu consegui ser aprovado e me formar. Espero poder agregar o conhecimento adquirido na faculdade à carreira na corporação”, conta.

Os familiares de João estavam emocionados, especialmente o pai, o agente penitenciário Edmilson Alves Souza. “Ele é um exemplo de vitória. Estudou em escola pública e cresceu no Córrego da Fortuna, em Dois Irmãos (Zona Oeste do Recife)”, orgulhava-se, enquanto tirava fotos. “Ele está entrando nos Bombeiros, mas também quer ser professor. E há de conseguir”, acrescentou. 

João Vitor já imagina os próximos passos. “Nos Bombeiros, posso pegar meu conhecimento acadêmico para inúmeras áreas, como a parte de proteção ambiental e guarda-vidas. Como a legislação militar estadual permite, pretendo fazer meu doutorado em biologia seguindo essa direção, unindo a carreira militar à academia”, aponta. “Mas, primeiro, é focar nesse estágio probatório. Serão seis longos meses”, pondera.

Os 72 aspirantes formados passaram por mais de 1,8 mil horas aulas na Academia de Polícia Militar de Paudalho, na Mata Sul. Os 17 bombeiros formados aprenderam  temas como salvamento terrestre, gerenciamento de desastres e combate a incêndio. Já aos 55 PMs foram ensinados fundamentos de polícia comunitária e direitos humanos aplicados à atividade policial, por exemplo.

O governador Paulo Câmara saudou os aspirantes. “Sejam bem vindos a essas duas instituições que nos orgulham. Tenho certeza de que vocês estão preparados para salvar vidas e buscar a paz no estado”, disse. “Tivemos dificuldades (no combate à violência) em alguns momentos, mas também tivemos a capacidade de reverter os momentos críticos que enfrentamos nos anos recentes de 2016 e 2017. Agora, o Pacto Pela Vida vive uma nova etapa”, pontuou, destacando os próximos reforços policiais: 500 profissionais na PMPE, já em 20 de janeiro, e novos agentes para a Polícia Civil.

“Espinha Dorsal”

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, também cumprimentou os novos integrantes das corporações militares de Pernambuco. “Todos vocês são a espinha dorsal de suas instituições e contribuirão para a redução dos índices de criminalidade em nosso estado. Enfrentem com coragem as adversidades. Aqui estão se formando homens e mulheres que não pensarão duas vezes em salvar vidas”, destacou.

Blog: O Povo com a Notícia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem