SEMANA DE ANIVERSÁRIO DE 466 ANOS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Bom dia seguidores e visitantes.

Na semana de aniversário da cidade de São Paulo, não poderíamos deixar de homenagear esta grandiosa metrópole, com a população de mais de 12 milhões de moradores, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. Isso sem contar com a região metropolitana que quase dobraria esta estatística.

E a história da Polícia Militar paulista passa por aqui, onde também começou a história da cidade. No Pátio do Colégio, a cidade foi fundada em 1554 e neste mesmo local, em 1832 também existiu um marco na história da Polícia Militar, que iremos contar em um próximo bom dia da semana.

Durante a semana de aniversário, nosso bom dia será nos pontos históricos da cidade, que muitas vezes se misturam com a história da nossa corporação.

Nesta segunda feira, começaremos com a história da ÁRVORE DAS LÁGRIMAS.

Quando o Brasil, a Argentina e o Uruguai foram atacados pelas forças do marechal Francisco Solano Lopez, teve início a Guerra do Paraguai. Essas três nações uniram-se, formando a Tríplice Aliança.

O Império brasileiro não estava preparado nem equipado para a guerra e foi obrigado a abrir alistamento de voluntários. O primeiro “Voluntário da Pátria” a se alistar foi o próprio Imperador, Dom Pedro II.

São Paulo também contribuiu com seus batalhões de Voluntários da Pátria, aos quais foram incorporados os policiais militares paulistas. O caminho usual que esses batalhões percorriam a pé, para chegar à frente de batalha, passava pela Estrada das Lágrimas, rumo à Santos, onde embarcariam em navios que os levariam, pela bacia do Prata, até o rio Paraguai e ao front.

Aqui era o ponto final até onde as famílias poderiam acompanhar seus familiares, e despedir-se de seus entes queridos que seguiam rumo à Guerra do Paraguai. Por isso mesmo, essa árvore ganhou este nome: Árvore das Lágrimas.

Para aqueles que desejam visitar a árvore das lágrimas, o endereço é: Estr. das Lágrimas, 515 - Ipiranga, São Paulo.

Texto cedido gentilmente pelo: Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Cidade de São Paulo, SOMOS PARTE DESSA HISTÓRIA!

Polícia Militar, A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem