O calendário para pagamento do IPVA 2020 começa neste mês, quando vence a primeira parcela e da parcela única; os demais vencimentos acontecem nos meses de fevereiro e março. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 3% de desconto sobre o valor do imposto. Segundo a Secretaria da Fazenda, os pagamentos devem injetar cerca de R$ 3,3 bilhões aos cofres públicos, dos quais 50% do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo.
Os recursos do imposto devem ser aplicados em áreas prioritárias do governo, como educação, saúde e segurança, segundo o Governo. O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e a quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.
Para este ano, a Receita Estadual do Paraná deixará de enviar para o endereço dos contribuintes a notificação de lançamento e a guia para o IPVA. Com isso, a Secretaria de Estado da Fazenda prevê uma economia de cerca de R$ 8 milhões com os gastos de impressão e envio das correspondências. Apesar da mudança, o imposto continua sendo pago nos sete bancos credenciados.
A Secretaria da Fazenda orienta que basta que o proprietário do veículo compareça ao caixa com o número do Renavam, sem emissão da guia. O pagamento também pode ser feito com a utilização da guia, que pode ser emitida no site fazenda.pr.gov.br
Postar um comentário