FALA DELEGADO! E a licitação dos Transportes, hein...

E a licitação dos Transportes, hein...

Como é sabido por quase todos, estamos nos preparativos para atendermos a Decisão Judicial que determinou que a Prefeitura de Rio das Ostras faça a licitação dos transportes públicos municipais. Em 2016, o Ministério Público ingressou com uma ação judicial e conseguiu uma liminar para que as permissões e concessões se dessem através de ampla concorrência, em igualdade de condições para todo e qualquer cidadão que deseje concorrer, via licitação, que é a regra.

Agora, no próximo dia 03 de fevereiro, se não aparecer nenhum atrapalho, ocorrerá a licitação para se contratar uma empresa que fará um ESTUDO DE VIABILIDADE, que é o antecedente lógico e necessário da licitação dos transportes. Mas o que é isso? Que estudo é esse? A empresa vencedora terá 90 (noventa) dias para realizar um estudo na cidade de Rio das Ostras e o resultado dele indicará, por exemplo, quantas linhas devemos ter aqui; qual o melhor trajeto dessas linhas; quanto deverá ser a tarifa cobrada dos usuários, dentre outras informações importantes. Após recebermos as respostas é que faremos o edital para a licitação dos transportes propriamente dita.

Alguns andam perguntando: uai, mas não foi feito esse mesmo estudo no passado? Sim, foi feito, entre o final do ano de 2014 e o início do ano de 2015. Em razão disso, foram feitas pesquisas dentre empresas e órgãos especializados em transportes pelo Brasil, no sentido de sabermos se esse estudo de 2014/2015 poderia ser utilizado para a licitação de 2020. A resposta foi: NÃO! é meio óbvio, né? A dinâmica da cidade é outra cerca de seis anos depois. Os preços dos insumos, peças e materiais utilizados pelas vans são absolutamente diferentes; ruas que eram de barro, hoje têm outro acabamento e desgastam menos os veículos, por aí vai...ou seja, os indicadores que definirão o IPK (Índice de Passageiro por Quilômetro) são outros.

De posse desse estudo em mãos, serão feitas Audiências Públicas, onde discutiremos com o povo, todas as questões inerentes à licitação. Até esse momento, temos tido várias reuniões públicas (que não têm o rito e a formalidade de uma Audiência Pública) por quase toda a cidade de Rio das Ostras, a fim de identificarmos os problemas que os usuários apontariam. Também fizemos várias reuniões com os motoristas e permissionários das vans, os ouvindo, buscando soluções para que tenhamos um serviço de transporte que seja de excelência para todos.

Os profetas do caos, aqueles que só pensam nas eleições, vivem batendo no peito, dizendo que tiraremos as vans e colocaremos ônibus na cidade. Meu querido leitor, faça você mesmo, sem emoção nenhuma, um simples raciocínio: há possibilidade de trafegar ônibus ou mesmo micro-ônibus ou midiônibus em determinados bairros de Rio das Ostras? Claro que não! Então é balela, conversa fiada de quem não tem compromisso com a cidade o papo de que vamos tirar as vans e colocar apenas ônibus. Ademais, isso não será uma decisão minha, do prefeito ou de qualquer pessoa individualmente. Será o Estudo de Viabilidade que dirá, bem como as audiências públicas.

Nem tudo que se fala na internet é verdade, tenha cuidado!

 *Marcus Rezende é Delegado de Policia Civil e, atualmente,

está à frente da Secretaria de Transportes, Acessibilidade

e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras.

@delegadomarcusrezende

Facebook: Delegado Marcus Rezende

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem