Banhista flagra em vídeo cobrança ilegal de aluguel de barraca em praia de Arraial do Cabo

Donos de quiosques foram multados após flagrante
 de venda casada em Arraial do Cabo.
 Foto: Procon de Arraial do Cabo/Divulgação

Dois donos de estabelecimentos foram autuados durante uma ação realizada na Praia Grande.

Uma banhista flagrou em vídeo o momento em que um funcionário de um quiosque na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, cobra ilegalmente o aluguel de uma barraca na praia nesta quarta-feira (8).

No vídeo, que foi enviado para o Procon da cidade, o funcionário diz que é necessário pagar R$ 50 pelo aluguel da barraca, caso a pessoa não consuma no quiosque. A prática é considerada ilegal e é conhecida como venda casada.

O funcionário diz ainda que o valor é maior para os turistas, chegando a ser cobrado R$ 70.

Após o flagrante, o Procon de Arraial do Cabo realizou uma ação de fiscalização na Praia Grande e na Prainha.

Dois donos de quiosques na Praia Grande foram autuados por venda casada.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cobrar indevidamente pelo uso de barracas e cadeiras com consumação mínima é proibido por lei.

A fiscalização foi realizada por equipes do Procon em conjunto com a coordenação de Posturas.

O Procon de Arraial do Cabo ressaltou que qualquer prática ilegal contra o consumidor deve ser denunciada pela população para que o órgão possa aplicar as medidas administrativas cabíveis.

Segundo o órgão, a ação que começou nesta quarta-feira também ocorrerá em outras datas em todas as praias da cidade para coibir as práticas ilegais.

Também foi cobrado durante a fiscalização o fato de não apresentarem a comanda ao consumidor como determina a Lei de Transparência, além da ausência de placas de advertência para a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Os fiscais ainda detectaram a falta do livro de reclamações, do Código de defesa do consumidor, encontraram produtos sem especificação e vencidos, além de armazenamento e manuseio inadequado de alimentos.

Os infratores podem ser sancionados por meio de multas e até a cassação de permissão para comercialização dos quiosques e ambulantes.

Quem precisar denunciar irregularidades ao Procon de Arraial do Cabo pode entrar em contato com o órgão pelo e-mail procon@arraial.rj.gov.br, pelo telefone 22-2622-1417 ou na sede que fica na Av. Governador Leonel de Moura Brizola, Centro, ao lado da rodoviária.

Por Rodrigo Marinho, G1 — Região dos Lagos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem