Guardas Municipais fazem rondas nas ruas da Cidade e reforçam
a segurança. Houve a implantação do convênio PROEIS, entre o
Município e a Polícia Militar do Estado.
Fotos: Claudio Pacheco / Maurício Rocha
A Secretaria de Segurança Pública também implementou a Patrulha Maria da Penha
A Segurança Pública é prioridade da Prefeitura de Rio das Ostras. Em um ano e cinco meses da gestão, os índices de segurança melhoraram e a população se sente mais segura.
Reativação do convênio do Proeis, com a aquisição de quatro novas viaturas e aumento do efetivo de policiais militares; capacitação da Guarda Municipal; implantação da cabine e de uma base operacional em Mar do Norte; e criação da Patrulha Maria da Penha são alguns dos destaques da Secretaria no ano de 2019.
PROEIS – Em 2019, houve a implantação do convênio entre o Município e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (PROEIS), tendo a possibilidade de emprego de até 20 policiais por dia em turnos de doze horas.
O Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis é um convênio firmado com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que garante um aumento no efetivo de policiais na Cidade. A coordenação dos PMs é realizada pelo Município, de acordo com a necessidade das ações e a mancha criminal, que são as áreas de maior incidência de crime, apontada pelas autoridades de segurança. A Polícia Militar atua com contingente de 70 policiais que fazem patrulhamento e realizam operações nas principais vias de acesso à cidade e em locais de eventos.
Para aumentar a segurança no Município, a Prefeitura de Rio das Ostras disponibilizou quatro viaturas novas para ajudar no patrulhamento de toda a Cidade, que é realizado pela Polícia Militar. Os veículos ficam baseados em pontos estratégicos, sendo um somente para ronda em Cantagalo, outro para Mar do Norte e outro para Rocha Leão. A quarta viatura faz ronda baseada nos locais que apresentam maior incidência criminal.
MARIA DA PENHA E OUVIDORIA – A Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras também implementou a Patrulha Maria da Penha e a Ouvidoria da Guarda Municipal. A Ronda Escolar foi reativada e os guardas municipais realizaram diversos cursos de capacitação.
Agora a população já pode contar com os serviços da Ouvidoria da Guarda Municipal e com a música da Banda da Guarda Musical Carlos Roberto Abel Reis.
REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA – Rio das Ostras tem registrado uma redução gradativa nos índices de violência urbana. Dados da 128º Delegacia de Polícia, instalada na cidade, demonstram que os números na Segurança Pública são positivos, principalmente após parceria firmada com o Proeis – Programa Estadual de Integração da Segurança.
O prefeito Marcelino Borba solicitou, junto ao comando da Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro, melhorias e mudanças nas equipes que estavam em Rio das Ostras a fim de otimizar o combate ao crime. O trabalho feito em parceria com o delegado titular da 128ª DP, Ronaldo Cavalcante, tem sido eficaz. A delegacia se tornou a primeira colocada no Estado em produção investigativa e a 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar está cumprindo seu papel ostensivo.
É possível destacar números positivos em ações de Segurança. Comparando dados de agosto de 2018 e agosto de 2019, os roubos de rua caíram de 62 casos para 26, sendo o menor número de ilícitos registrado desde março de 2017.
BASE DE SEGURANÇA EM JARDIM CAMPONAR – Pensando na Segurança do Município e na tranquilidade dos moradores e turistas que escolhem Rio das Ostras como destino, a Administração Municipal, em parceria com o 32º Batalhão da Polícia Militar, trouxe para a Cidade uma cabine blindada que foi instalada em um ponto estratégico, na chegada de Rio das Ostras, no Trevo, no Jardim Campomar.
O convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Estadual traz mais presteza para a população. A instalação da cabine inibe as ações de criminosos, tendo em vista que o policiamento será feito 24 horas por dia, todos os dias da semana. No local, os policiais também contam com uma viatura que ajuda no patrulhamento das imediações.
BASE MAR DO NORTE – Em abril de 2019, também foi entregue à comunidade do Mar do Norte uma base integrada de Segurança Pública, que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, com uma viatura exclusiva para atender à localidade.
A base de policiamento instalada pela Prefeitura em parceira com empresários agiliza a ação dos policiais militares, que trabalham integrados com a Guarda Municipal na localidade e arredores e serve como referência para quem busca apoio.
A instalação da base de segurança na Cidade é uma estratégia para intensificar o patrulhamento e integrar as forças de Segurança do Estado e Município.
EM 2020 – Para o ano de 2020, está prevista a reforma do Depósito Público Municipal e a reativação de dez câmaras de monitoramento que se encontram próximas a unidades escolares.
A Secretaria de Segurança Pública também fará a ampliação de bases operacionais nos bairros de Marilea e Enseada das Gaivotas.
Postar um comentário