Rio das Ostras revitaliza Praça do Trem e abre espaço para geração de renda em Rocha Leão

Novos monitores culturais receberam sua certificação

Revitalização da Praça do Trem. O Empório da Estação está

aberto para geração de renda. Foto: Cláudio Pacheco

Pela primeira vez Rocha Leão recebeu o Auto de Natal

Encenação de Auto de Natal e a chegada do Papai Noel, com distribuição de brinquedos, marcaram o encerramento de um dia festivo em Rocha Leão na sexta-feira, 20. Nesta data, a localidade recebeu a Praça do Trem revitalizada e ainda ganhou o Empório da Estação, espaço para os moradores comercializarem produtos da agricultura familiar e artesanato. Durante a solenidade, a Fundação Rio das Ostras de Cultura também fez a entrega de uniformes para os alunos de capoeira e de certificados dos demais cursos gratuitos realizados na comunidade.

O prefeito Marcelino Borba, que participou da reabertura da Praça do Trem, falou da importância desse espaço tanto para o fomento do turismo como para a geração de renda, com a inauguração do Empório da Estação. Participaram da solenidade, que ganhou uma base da Polícia Militar, Cosme Moreira da Silva, coordenador do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Rio das Ostras, o ex-vereador Hélio Sarzedas, antigo morador de Rocha Leão, além de secretários municipais.

Segundo Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com os cursos gratuitos oferecidos pela autarquia, a comunidade está sendo estimulada a se profissionalizar. Faltava um local para comercializar os produtos, conquista alcançada com a inauguração do Empório da Estação, que vai funcionar aos sábados, das 10h às 14h, na Praça do Trem.

“Rocha Leão faz parte do circuito turístico cultural da Cidade e nos sentimos muito felizes em estimular a comunidade a ter uma renda alternativa baseada na cultura. Queremos profissionalizar os moradores que desejam viver da arte”, destacou Cristiane, lembrando que a Fundação ofereceu cursos de biscuit, artesanato com material reciclado e monitor cultural, além de aulas de capoeira e dança.

Formado como monitor cultural, Daniel Toscano, 18 anos, está pronto para receber os turistas em Rocha Leão. “Com o curso, aprendi muito sobre a história local e seus antigos moradores, os ferroviários. Entendi a importância da estação de trem e descobri que temos uma grande riqueza cultural”, disse o jovem, que também é aluno do curso de capoeira.

Para Laila Santos, de 25 anos, que também concluiu o curso de monitor cultural, a oportunidade de aumentar a renda já começou. Artesã, ela pretende expor os produtos em tecido que faz, como porta-moedas e bolsas, no Empório da Estação. “Estamos muito felizes com esse novo espaço, que vai funcionar como uma vitrine e um ponto de vendas para todos os artesãos daqui”, enfatizou.

Entre os moradores que receberam a certificação na solenidade na Praça do Trem estava a boleira Cristiane do Nascimento Silva, que concluiu o curso de biscuit. “Aprendi a confeccionar peças para usar na decoração e como topper de bolos, agregando valor aos meus produtos. As aulas foram maravilhosas”, contou.

AUTO DE NATAL – O primeiro Auto de Natal de Rocha Leão foi encenado na noite do dia 20 de dezembro por 13 atores locais, a maior parte deles ex-alunos do curso de Teatro do Centro de Formação Artística. “Nosso objetivo ao trazer o espetáculo para essa localidade, que fica distante do centro da Cidade, foi democratizar o acesso à cultura”, explicou Yuri Negreiros, que dividiu a direção do Auto com Vânia Carvalho.

RÉPLICA DE LOCOMOTIVA – A Praça do Trem possui uma área de 6.500 m², sendo 420 m² construída, reproduzindo uma estação ferroviária. Ali estão instalados o Empório da Estação, espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanato locais, e um palco italiano para encenações como o Auto de Natal. No espaço também foi instalado parquinho, quadra poliesportiva e academia de ginástica. O destaque fica por conta da réplica de uma locomotiva tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que pertencia à Rede Ferroviária Federal.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem