Procon Rio das Ostras orienta consumidores para as compras de Natal

Cuidado na hora das compras de Natal Foto Ilustra

Foto Divulgação

Com a proximidade das festas de fim de ano e o 13º salário no bolso, as pessoas se animam a fazer as compras da ceia e dos presentes de Natal da família. Por conta disso, o Procon Rio das Ostras orienta os consumidores a prestar atenção na hora de adquirir os produtos.

De acordo com a coordenadora executiva do Procon Municipal, Amanda Carnevale, pesquisar os preços antes de comprar é fundamental. “O Procon Rio das Ostras está à disposição do público para atender as suas demandas. Para maiores esclarecimentos e reclamações, procure o Procon e assim poderemos orientá-lo melhor”, declarou.

Seguem as dicas:

-É muito importante o planejamento. Faça uma lista do que pretende comprar e verifique se os gastos cabem no orçamento. Assim, é possível aproveitar o Natal sem contrair dívidas.

-Faça pesquisa de preços e compare para descobrir onde aquele produto vai ser encontrado pelo menor valor. A internet pode ser uma aliada na hora da pesquisa de preços.

-Vale negociar e tentar um desconto, pois pequenos gastos somados podem representar um presente a mais.

-Toda oferta de produtos e serviços deve conter as informações de preços, marcas e outras características do produto de forma clara, que não gere dúvidas ao consumidor. Então é importante verificar embalagens, pedir para testar os produtos, observar se possui algum defeito para não ter dor de cabeça depois. No caso de compras parceladas, atenção ao número de prestações, taxa de juros e demais encargos ou acréscimos.

-Na compra online, preste atenção no prazo de entrega. Algumas lojas online oferecem a opção de retirar o produto na loja física. Ao optar pela retirada em loja, a entrega pode ser mais rápida ou não haver cobrança de frete; além disso, o consumidor pode conferir na hora as condições em que se encontra o produto.

-Antes de comprar, certifique-se se a loja permite que o produto seja trocado e quais as condições para realizar a troca. Pergunte sobre prazos, documentos, se o tipo de peça que você está levando tem alguma restrição, entre outras exigências que podem ser feitas. Cada estabelecimento é livre para criar as regras para trocas de produtos sem defeitos. No entanto, essa regra é diferente para compras feitas pela internet. Nesses casos, o consumidor tem o prazo de arrependimento de sete dias, onde ele pode desistir da compra independente do motivo, conforme definido no artigo 49 do CDC. Não há necessidade do consumidor apresentar qualquer motivo para cancelar a compra.

-Exija a nota fiscal. Mesmo que seja um presente, o estabelecimento deve entregar a nota fiscal. Caso o estabelecimento não emita a nota, ou haja algum problema na oferta dos produtos, como ausência de informações, o consumidor pode fazer a denúncia ou reclamação no Procon.

O Procon Rio das Ostras fica no Centro de Cidadania, situado à Rua das Casuarinas, nº 595, no Âncora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o telefone para informações é (22) 2771-6581.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem