Paraná vai expandir produção do fio da seda

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento vai estimular o crescimento da produção de seda no Paraná, com possibilidade de expandir a atividade em pelo menos 20%. O projeto pode incluir a entrada de 500 novas famílias de produtores, prioritariamente de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O secretário Norberto Ortigara disse que o projeto atende a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, após sua participação, durante o mês de novembro, do Festival da Seda realizado em Lyon, na França, onde a seda paranaense foi considerada a melhor do mundo. Ortigara reuniu na segunda-feira (16) os representantes da cadeia produtiva da seda, em seu gabinete, para discutir expansão da atividade.

Ele afirmou que o projeto de expansão da seda se enquadra nas prioridades do Governo do Estado em estimular a geração de renda a partir da pequena propriedade familiar. Atualmente há dois gargalos para esse crescimento que é a produção de mudas e a ampliação da mecanização da atividade.

Na reunião com produtores foi discutida a organização de um projeto de produção de mudas de amoreira, planta que alimenta as larvas do bicho da seda, que produzem o fio. Para sustentar esse crescimento a demanda prevista é para cerca de 80 hectares com produção de mudas.

Outro entrave está na ampliação da mecanização para o produtor chegar ao nível do que é praticado hoje numa propriedade de referência, disse a representante da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), Renata Amano. Segundo ela, a mecanização é fundamental para ser competitivo e produzir uma seda de qualidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem