O Paraná registrou 54 novos casos de sarampo em uma semana, de acordo com o último boletim epidemiológico da doença divulgado nessa quinta feira (19 de dezembro) pela Secretaria de Estado da Saúde. No total, já são 648 ocorrências da doença no estado.
Em todo o Paraná, 38 municípios estão em surto ativo e 97 com casos em investigação. O Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município em que tenha confirmação de pelo menos um caso.
A 2ª Regional de Saúde, composta por Curitiba e Região, é a que mais teve casos de sarampo, são 588. Destes, 407 foram registrados só na capital paranaense.
Dos 648 casos, 70% dos pacientes têm idade acima de 20 anos. Sendo que a faixa etária com mais ocorrências é entre 20 e 29 anos, com 53% do total.
Em todo o Paraná são 2.082 casos notificados, 1.057 em investigação e 377 casos descartados.
SARAMPO
O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa, de fácil transmissão e que pode levar à morte.
Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema – manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Também podem ocorrer dores de cabeça, indisposição e diarreia.
VACINA
A vacina do Sarampo é feita com o vírus vivo, só que enfraquecido. Ela estimula o sistema imunológico a desenvolver anticorpos para combater os vírus causadores de doenças. A aplicação é por injeção subcutânea.
Geralmente, o medicamente faz efeito em aproximadamente 15 dias. Ela está disponível, de maneira gratuita, em todo o ano nas unidades de saúde de todo o país.
Postar um comentário