Itália investiga novo esquema de cidadania para brasileiros

Imagem: Reprodução/Twitter

Os brasileiros respondem por 85% dos pedidos de reconhecimento de cidadania jus sanguinis feitos em solo italiano em 2017, segundo dados do Istat.

Lino Nicola Gentile, prefeito de Castel del Giudice, vilarejo do centro da Itália, está sendo investigado pelo Ministério Público por suspeita de receber propina de brasileiros para facilitar o reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

Os 17 alvos do inquérito estão sendo acusados pelos crimes de corrupção em atos de ofício e falsidade ideológica. 

A hipótese das autoridades é de que os investigados tenham montado uma organização que recebia dinheiro e outros benefícios de cidadãos do Brasil para certificar a cidadania jus sanguinis, mesmo na ausência da documentação prevista em lei.

Para realizar o reconhecimento de cidadania na Itália, é preciso fixar residência no país durante a tramitação do requerimento, o que pode levar alguns meses. 

Com o objetivo de agilizar o processo, cada candidato pagava 300 euros às autoridades, além de cestas de Natal e caixas de vinho, enquanto intermediários recebiam até 3 mil euros pelo serviço, informa o portal Terra.

RENOVA Mídia.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem